terça-feira, 7 de julho de 2009

Atalaias do século XXI

Depois de algumas críticas,por parte de amigos queridos, sobre o layout do meu novíssimo blog(rsrs), resolvi caçar algum modelo mais bonitinho. Ao me deparar com esse, lembrei na hora da mensagem do último culto da família(da minha família...rs), em que Deus falou profundamente comigo, me mostrando algumas coisas que eu já havia passado mas ainda não entendia bem o motivo.
A mensagem foi baseada no texto de Ezequiel 3:16-27, que fala sobre "O Atalaia de Israel".Quem puder leia depois o texto,por que não é minha intenção transcrever um trecho tão grande aqui.

O que seria este Atalaia?Qual a função dele?Isso de atalaia não tá meio ultrapassado?

O atalaia era a pessoa que via,de um ponto alto(obviamente que para ter uma visão melhor,mais ampliada),toda Israel.O atalaia, certamente via,ao longe,quando algum perigo se aproximava,via quando algum exército fortemente armado vinha em direção a Israel(Ez.33:6).Logo, ele via e avisava ao povo, preparando-os assim para a batalha.
Percebo que Deus nos chama, cristãos do século XXI a sermos atalaias. Estamos vendo o rumo que o mundo tem tomado, o inimigo atacando por todos os lados, porém muitas vezes ficamos só nessa observação, não alteramos em nada a realidade ao nosso redor. Nesse trecho bíblico fica bem claro que,se Deus nos mostra o perigo,nos mostra o pecado, e nós não alertamos a quem necessita, pagamos o preço do sangue (Ez.3:18).

Outro ensinamento precioso que recebi nesta passagem é que muitas(se não sempre),Deus fala conosco em lugares não muito agradáveis, onde socialmente são tidos como ruins. Nos versos 22 e 23, o Senhor chama Ezequiel para falar com ele no vale. O vale significa um tempo de isolamento. As pessoas tendem a achar que quando nos isolamos estamos mal, fracos. Em alguns casos pode ser isso mesmo,mas de minha experiência posso dizer que os tempos em que Deus me chamou para um "isolamento" foram os melhores, foram os momentos onde mais cresci,por diversos motivos, e um deles, creio eu, seja que quando estamos isolados, temos maior capacidade de ouvir a Deus, nossa audição fica mais apurada, sem ruídos, de pessoas que muitas vezes querem nos ajudar, têm a melhor das intenções, porém nenhuma ajuda, nenhuma voz é melhor que a do Senhor Jesus! A vida social é importante?Óbvio que é, "é impossível ser feliz sozinho", porém há momento e momentos, pessoas e pessoas. Deus fala como quer, no momento em que quer, e nós devemos dar espaço para a pluralidade de formas com que Deus quer nos falar, devemos parar de limitar o agir de Deus a cultos de domingo, reuniões semanais.

É impossível ser um atalaia, em qualquer tempo, o que inclui o nosso, sem ouvir a voz de Deus claramente!Deus nos dê sensibilidade para ouvi-Lo, falar o que Ele quer a quem nos cerca,e ser bênção onde quer que estejamos.

Um comentário:

  1. Muito Bom Juliana, gostei muito do seu blog...Continui assim!

    Abraços de Rickinho da Comu Batista!

    ResponderExcluir