segunda-feira, 19 de julho de 2010

Riso X Pranto

"Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença de Deus e ele vos exaltará." (Tiago 4:8b e 9)

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que esse texto é endereçado aos crentes em Deus, que já receberam Jesus como Salvador de suas vidas.

Rir ou chorar?
O que é melhor?
Obiviamente rir é melhor que chorar. Nesses tempos pós-modernos onde a depressão e o stress parecem tomar conta da população ocidental, o riso tem sido incentivado. As pessoas buscam de diversas formas sorrir. Porém existem, de fato, motivos para sorrir? Você poderia me falar que pode sorrir ao pensar em pessoas importante pra você, que te fazem feliz. Ou que pode sorrir ao lembrar de conquistas acadêmicas ou profissionais, ou até mesmo sorrir ao olhar a natureza em sua perfeição, etc. Ok, todas essas coisas são de fato maravilhosas, e Deus fez com que todas elas viessem a existir. São motivos bons para sorrir. Porém quando olhamos a realidade do mundo em que vivemos, podemos sorrir?

Podemos sorrir ao ver pessoas na rua do nosso trabalho, da nossa faculdade ou escola, mendigando o pão? Podemos sorrir ao ver mulheres se vendendo de forma explícita ou implícita para sobreviver?
Podemos sorrir ao ver o constante crescimento da pedofilia? Podemos sorrir ao ver crianças sendo exploradas através do trabalho escravo infantil? Podemos sorrir ao nos depararmos com a discrepância social que faz com que pais roubem 1 litro de leite para mão deixar seus filhos morrerem de fome, e serem presos por isso, enquanto homens bem vestidos nas Câmaras e Senado roubam bilhões da população brasileira, e em troca recebem castelos, jatinhos, viagens e todas as mordomias possíveis? Podemos sorrir ao ver filhos matando pais e vice-versa? Podemos sorrir pelo fato de andarmos na rua desconfiando de tudo e de todos, com medo de sofrermos alguma violência? Podemos sorrir quando vemos a natureza tão explorada a ponto de animais e plantas sumirem, o ar ficar cada vez mais poluído e ao pensarmos na idéia de que daqui a poucos anos talvez tenhamos uma guerra pela água, que agora é desperdiçada?

A lista poderia continuar, mas prefiro parar por aqui. Parece que existem muito mais motivos para chorar do que para rir, não é? Porém todos esses motivos, toda essa deturpação de valores tem uma única fonte: o pecado. Como diz lá em I João 5:19b: " Todo o mundo está no maligno"
E algo que me entristece e irrita muito, é que os crentes parecem não se dar conta disso, pregando a todo tempo a famosa "teologia da prosperidade". Pra quem ainda acredita que aqui nessa Terra teremos todos os bens materiais que quisermos, que seremos reis desse mundo, tenho duas notícias: 1- o próprio Jesus disse que quem é o princípe desse mundo é o diabo (João 12:31), portanto, não queria ser como ele; 2- felicidade plena, meu querido, é só na eternidade com Jesus. Sim, com Jesus, porque sem Ele, só resta o "príncipe deste mundo", que na eternidade ficará trancadinho no lago de fogo do inferno.

Logo, pode parecer que estou dizendo que enquanto estamos aqui na Terra devemos andar cabisbaixos, tristes,e não é isso. Pode até parecer que meu pensamento é contraditório mas não é, só um pouco complexo, lembrando o Edgar Morin. O que quero dizer é o seguinte: você, crente, antes de querer entrar na unção do riso, tem que olhar o mundo ao seu redor e tentar levar a alegria de Jesus a toda criatura.
Conversando com meu irmão sobre isso tudo, ele me falou de uma passagem da Palavra de Deus, que eu não lembrava, que diz em Salmos 137: 1-4
1-Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sião.
2-Nos salgueiros, que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
3-Porquanto aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os algrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cântcos de sião.
4-Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha?

O povo estava na Babilônia, terra estranha à sua, com valores e costumes totalmente deturpados. Pergunto a você, cristão: diante de todo esse quadro que apresentei acima e que você vive no seu dia-a-dia, nós não estamos na Babilônia? Jesus, em sua oração pelos discípulos, pouco antes de sua morte disse: "E eu já não estou mais no mundo; mas eles ESTÃO no mundo e eu vou para ti (...) Não são do mundo, como eu do mundo não sou." (João 17:11a e 16). Nós ESTAMOS nesse mundo mas NÃO SOMOS dele. Então, cristãos, temos motivo ou não para chorar?


Temos que aprender com o apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, capítulo 12, verso 15: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram"

Este não é um post triste. Só não é delicioso de ler como as palavras de prosperidade total, só pra essa Terra. Antes que conejcturem, quero deixar claro que não quero formar uma "teologia da tristeza"(hahaha-queria ver quem ia ser meu seguidor...rsrs), penso sim que Deus pode nos dar o melhor nessa Terra, como Ele tem me dado o melhor DELE, a cada dia. Só discordo da posição de colocarmos Deus como nosso servo, que deve mover céus e terra pra fazer o que achamos que é melhor pra nossa vida.
Temos que chorar pela situção atual e agir para mudar a realidade que está ao nosso alcance. É muito bom poder levar a alegria de Jesus a quem precisa, aos que choram por causa do mundo em que vivem.

Me recordei de uma música que foi hit na minha adolescência (que nem está tão distante assim...rs), e o pessoal até hoje gosta bastante

http://www.youtube.com/watch?v=lm1NfGAUMw8&feature=related

"O que na verdade somos" - Fruto Sagrado



Todo esse post foi inspirado em um vídeo de um famosíssimo pregador, que também escreve super bem, chamado David Wilkerson.

http://www.youtube.com/watch?v=0LeQOAKCz70


Fiquem com Deus e aprendam a chorar e sorrir, quando preciso for.

2 comentários:

  1. Só depois que a gente escreve que vê os erros!Logo no início... Obviamente é com B mudo!!Aff!!rs

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor,

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir