segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Graça é de graça!!

Certa vez, numa explicação muito clara sobre a pessoa de Deus, meu pastor disse que Deus é transcendente, vai além do que é explicável pelo ser humano. De fato, esta me parece ser a melhor definição de Deus, e um dos atributos dessa transcendência, que mais me intriga, é a graça.
Graça vem do grego charis , e aqui vale um parênteses já que, por cerca de 5 anos, fiz parte de um conjunto musical femino que se chamava Charis. Ademais todas as piadinhas que cercavam o nome, onde nossos amigos diziam: "Vamos salvar o mundo das charis" ou "Compra colgate pra essas meninas", etc, devo dizer que nosso principal objetivo era propagar a graça de Deus, explicada em nossos versículos-base, que se encontram em Tito 2:11-14, e diz:

"11- Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
12- educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente,
13- aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
14- o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de rediminr-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."

Só há um porém nisso tudo: como muitos crentes, eu levava uma mensagem que ainda não havia me alcançado plenamente. Com o tempo, e por diversas razões, o Charis terminou, entretanto a graça de Deus foi e tem se revelado a mim. Em minha bíblia de estudo que é "A Bíblia da Mulher", da Editora Mundo Cristão, publicada pela SBB, a Graça é descrita da seguinte forma:


""Graça"(gr. charis) denota benevolência, bondade e benefício. Evoca alguém superior oferecendo favor a um inferior, que não o merece. A Graça do Senhor, inclui favor imerecido, aceitação inesperada e amor incondicional."


Toda essa descrição é algo visualizável hoje? Vemos superiores oferecendo favores a inferiores? E aqui entra uma questão super polêmica sobre as diferenças e lutas de classes sociais, que não abordarei aqui, fica para um outro post, mas a priori, digo que esta diferença é inegável. Certamente todos somos iguais perante Deus, porém em nossa sociedade há sim diferenças de múltiplas formas. Entretanto a pessoa superior tratada aqui, não é em uma perspectiva meramente humana, esta pessoa é Deus, pois se pensarmos na visão humanoXhumano, o que percebemos? Quanto muito, vemos "iguais" correspondendo-se cordialmente e mesmo assim, me lembro que eu era criança ( e isso nem faz tanto tempo assim) e minha avó dizia: "Juju, no mundo em que nós estamos, temos até que pedir desculpa se alguém pisar no nosso pé, porque nunca sabemos com quem estamos lidando." Como, então, pensar em alguém superior oferecendo algo de com a alguém inferior? Mais do que isso: esse aguém superior é o Deus Todo Poderoso, criador dos céus, da Terra, e oferece salvação, perdão de pecados e nova vida perante Ele, a nós, que pecamos a todo instante, colcoando-O novamente na cruz a cada uma dessas vezes em que pecamos.


E você acha que, nós, meros mortais temos alguma condição de pagar isso? E será que o Carlos Slim, que é atualmente o homem mais rico do mundo, pode pagar? E é aí que entra o título dessa postagem: "A Graça é de graça", baseado em Efésios 2:8 e 9, que diz:

"8- Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9- não vem de obras, para que ninguém se glorie"

Alguém já disse que não há nada que você possa fazer para Deus lhe amar mais assim como não há nada que você possa fazer para Ee lhe amar menos. Aceite este fato e esta graça, que é transcendente como o Deus dela, e viva assim, momentos igualmente transcendentes.

E, como não poderia faltar, segue o link da música "Eterna Graça", do grupo Ellas, música que cantava no Charis, obviamente...rs. Infelizmente não achei nenhum vídeo oficial, este grupo foi o melhor que consegui. Se puderem, baixem, pois vale a pena.

http://www.youtube.com/watch?v=KjHZ_RAQQzk&feature=player_embedded





Nenhum comentário:

Postar um comentário